Blog

Construção x Meio Ambiente: é possível construir sem destruir

Sustentabilidade é um tema que está sempre em alta. Quando se trata de construção então, o peso desta palavra é ainda melhor. No artigo deste mês, você aprenderá um pouco mais sobre construção sustentável!

Afinal, o que é sustentabilidade?

Podemos definir a sustentabilidade em três pontos: meio ambiente, economia e efeitos na sociedade. Por isso, para um projeto ser sustentável, ele precisa ir além da redução dos impactos ambientais e conseguir, também, promover o desenvolvimento social, cultural e econômico.

Construir de maneira sustentável é fazer uso de um conjunto de boas práticas que devem estar presentes em todas as fases de um projeto. Os aspectos ambientais, sociais e econômicos, citados acima, devem ser considerados em todas as etapas e decisões – escolha do terreno, entorno, canteiro de obras, materiais, resíduos, entre outros.

Além de ser benéfico para o meio ambiente, construir de maneira sustentável também acaba trazendo benefícios para o projeto e para você, afinal, o bom aproveitamento dos recursos naturais pode reduzir gastos futuros! Simples mudanças são capazes de fazer grandes diferenças para todos!

 

3 dicas para construir de maneira sustentável

 

1) Tenha um projeto em mãos

O primeiro passo a ser seguido para que qualquer construção aconteça sem imprevisto ou impasses é a elaboração de um projeto. Além de auxiliar no andamento da obra, este projeto também será responsável por manter a sua construção o mais sustentável possível.

Deixe suas ideias claras para a construtora e para o arquiteto desde o início, ou seja, diga a eles que deseja que o projeto seja o mais sustentável possível. Dessa forma, os profissionais envolvidos poderão auxiliar você com dicas e sugestões – como posição de janelas, espaços para instalação de cisternas, etc.

 

2) Separe os materiais de descarte

Durante a construção, é perfeitamente normal que um grande número de lixo seja gerado: sacos de cimento, pedaços de madeira, espumas e outros materiais. É importante que sua equipe separe tudo o que pode ser reciclado e reutilizado. Dessa forma, você poupa o meio ambiente e ainda pode economizar, caso consiga encaixar em outras obras o material que sobrou.

 

3) Invista em materiais amigos do meio ambiente

Na hora de escolher os materiais, procure por aqueles que não agridem – ou que agridem menos – o meio ambiente, como:

 

– Concreto reciclado;

– Lâmpadas de LED;

–  Tijolos ecológicos;

– Materiais biodegradáveis;

– Energia solar.

Voltar

Fale Conosco